Pular para o conteúdo

Clássicos: Local de muitas memórias

Clássicos: Local de muitas memórias

Futuro museu no Eusébio irá expor veículos nacionais, quase 2 mil miniaturas de carros, ônibus e aviões e até a réplica de uma estação antiga de trem

Pouco afeito à preservação de sua história, o Ceará terá em breve, se tudo der certo, um novo museu para ajudar a reverter essa realidade. E esta iniciativa, vale ressaltar, deve muito ao automobilismo. O médico Arnóbio Tomaz, colecionador de veículos antigos, está preparando, em um sítio de sua propriedade no município do Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, as instalações para o local que ele batizou de Old Park – a cidade-antiquário. Lá ficará exposto e aberto para visitação um gigantesco acervo de objetos que ele acumulou ao longo dos últimos 40 anos.
Um dos mais conhecidos antigomobilistas do Estado, Arnóbio tem um histórico de vários anos à frente da gestão do Museu do Automóvel de Fortaleza, local vinculado ao Clube de Automóveis Antigos do Ceará que, com 50 modelos em seu acervo, é a mais importante instalação do Estado para conhecer a história do universo automotivo. Além disso, o médico fundou, em 2014, o Eusébio Classic Car, clube que se reúne uma vez por mês no Shopping Eusébio para expor, gratuitamente, parte dos carros antigos que estão sob os cuidados de vários colecionadores locais.
Segundo Arnóbio, uma das principais atrações do Old Park será um galpão, que está na fase de obras, onde ficarão expostos aproximadamente 40 veículos nacionais antigos que fazem parte do seu acervo particular. “Será o Museu do Automóvel Nacional, só com carros como Fusca, Corcel, Opala, Kombi e outros do mercado brasileiro”, explica.
Outro ponto de visitação que promete ser interessante é uma seção dedicada a miniaturas. “Tenho 1.850 delas de vários materiais, como plástico, metal, madeira e até cerâmica. A maioria é de carros e ônibus, mas também tem de outros veículos motorizados, como aviões e helicópteros”, revela Arnóbio. Ainda falando de veículos, o colecionador afirma que o Old Park terá a réplica de uma estação de trem antiga com 170 m², trilhos e locomotiva. Essa, aliás, é uma das instalações do futuro museu que já estão prontas.
Amante de viagens e promotor de passeios e caravanas periódicos de antigomobilistas para várias partes do Brasil, Arnóbio também irá expor, no Old Park, um enorme acervo de souvenires que acumulou em anos de andanças. “Sempre que viajo, trago uma lembrança do local visitado. Geralmente eu peço, mas se não me dão, em compro. Tudo vai estar no museu”, afirma ele, ressaltando que não faz ideia da quantidade itens disponíveis, por causa do grande volume.
O médico acrescenta que apesar da vitrine maior do futuro museu ser o universo dos veículos, muitas outras coisas vão estar expostas. “Serão vários museus em um”, explica. Entre as atrações que estão sendo preparadas, diz ele, estão uma mini cidade, uma exposição relacionada à sua carreira na Medicina e um acervo tendo a imprensa como tema, entre outros.
Em relação às instalações, Arnóbio está preparando tudo com a ajuda do filho, que é engenheiro, e promete um local que provavelmente irá colocar o município do Eusébio no roteiro de atrações turísticas do Ceará, com toda a infraestrutura padrão para locais do tipo. Para isso, contam as referências que ele tem após anos viajando para conhecer museus e exposições de veículos por todo o Brasil. Além, claro, de sua experiência à frente do Museu do Automóvel de Fortaleza.
Por enquanto, o clima é de preparação do Old Park para a inauguração – cuja data irá coincidir com a aposentadoria do médico, para que ele possa se dedicar mais ao local. Mas sempre é bom lembrar, para quem ficou curioso, que o Museu do Automóvel de Fortaleza e seu rico acervo está em pleno funcionamento. Informações para interessados em visitá-lo podem ser obtidas no telefone 3273-3129.