Carro dos sonhos: Cuide dele, o meio ambiente agradece
Com tração nas quatro rodas, propulsão híbrida e muita tecnologia, o ZR1X pode ir da rua para as pistas de corrida sem fazer muito esforço
Com uma história que começa na década de 1970, o Corvette ZR1 figura na lista de carros icônicos do automobilismo mundial. Por isso, seu lugar na seção Carros dos Sonhos de Auto Revista Ceará é mais que merecido. Com até 1.250 cavalos de potência vindos de um sistema de propulsão híbrida, a versão 2026 do modelo é definida pela Chevrolet como “o Corvette mais avançado de todos os tempos”.
Batizado de ZR1X, o carro vem com um motor V8 biturbo de 5,5 litros com 1.064 cavalos a 7.000 rpm e 114,4 kgfm de torque a 6.000 rpm. Ele se soma a um motor elétrico no eixo dianteiro com 186 cavalos e 20 kgfm de torque. Para efeito de comparação, esses números são muito próximos dos que um carro da Fórmula 1 apresenta. Segundo a fábrica, o modelo vai de 0 a 100 km/h em um intervalo impressionante: menos de 2 segundos.
A tecnologia do turbo vem de um projeto que combina o coletor e a carcaça do turbocompressor para que o sistema fique o mais próximo possível das válvulas de escape. Isso melhora a resposta do acelerador, ao diminuir o tempo necessário para gerar potência. Além disso, controles dinâmicos podem manter a velocidade do turbo em baixas rotações, permitindo que a potência esteja disponível rapidamente quando o acelerador for acionado novamente.
O sistema tração é do tipo AWD (All-Wheel Drive), no qual a força do motor é enviada para todas as rodas de forma automática e conforme a demanda de cada uma. Para garantir uma boa dirigibilidade, o carro conta com o PTM Pro, sistema que traz os seguintes recursos: Regen Brake Torque Vectoring (regenera o máximo de energia nas frenagens sem sacrificar a manobrabilidade), Front Axle Pre-Control (gerencia a pressão interna do freio dianteiro para permitir a máxima tração nas saídas de curvas) e Launch Control (configurações personalizáveis para permitir aceleração rápida após uma parada).
A direção é equipada com um controle magnético que se ajusta ao modo de condução do veículo, às ações do motorista e à superfície da estrada. Há um pacote adicional chamado Carbon Aero que adiciona entradas de ar, canais de passagem de ar na parte inferior da carroceria, uma aba de proteção no capô sobre o extrator de calor e uma asa traseira. O conjunto, segundo a Chevrolet, é capaz de gerar 544 kg de downforce (empuxo que deixa o carro com mais aderência no chão, aumentando a estabilidade) em velocidade máxima.
Como todos os carros esportivos da linha Corvette, o ZR1X vai estar disponível nas versões cupê ou conversível com capota rígida. No interior, destaque para o layout que deixa o condutor em um ambiente muito parecido com o cockpit de um Fórmula 1. São três telas à frente regidas por um aplicativo chamado Performance. Totalmente personalizável, ele fornece informações em tempo real sobre o desempenho do carro. Gráficos podem, por exemplo, mostrar a potência e o torque registrados em intervalos selecionados.
Em relação a preços, o modelo fica em uma faixa entre R$ 1,1 milhão e R$ 1,23 milhão. Mas isso apenas fazendo a conversão do dólar para o real, sem contabilizar os impostos e demais custos. Adicionando esses valores, é provável que no Brasil um exemplar Corvette ZR1X não saia por menos de dois milhões de reais.
