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Fiat Titano: Novo segmento

Fiat Titano: Novo segmento

Com participação já expressiva no mercado de picapes, a Fiat resolveu apostar em uma faixa inédita. A nova Titano veio para competir com pesos pesados como Hilux, Ranger e S10

Pela primeira vez em sua história no Brasil, a Fiat entrou em um segmento que, décadas atrás, muitos consumidores jamais suspeitariam: o das picapes médias, onde modelos como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10 nadam de braçada. Era o único em que ela não atuava, aliás. Como lembra a montadora, “é impossível falar de picapes sem citar a Fiat”. E ela tem razão, já que a Strada é o comercial leve mais vendido do País e a Toro é a segunda entre as picapes maiores – perde apenas para a Hilux. “Em 2023, a marca comercializou mais de 171 mil picapes e conquistou 42,6% de participação na categoria”, ressalta a Fiat.
De um projeto global, a Titano passou por adaptações à realidade brasileira – leia-se estradas péssimas. Ele recebeu novos suspensão e coxins de cabine, além de calibração específica para ter maior distância do solo e rodas e bancos desenhados para permitir que motorista e passageiro aguentem melhor os trancos cotidianos. Como acontece frequentemente com as montadoras, a Fiat deu uma caprichada no marketing e diz que o nome da picape foi inspirado “na entidade da mitologia grega que enfrenta Zeus e os demais deuses do Olimpo” e “tem vínculo com o metal titânio, que possui alta resistência e durabilidade”.
A picape tem 5.330 mm de comprimento, 2.221 mm de largura (com espelhos), 1.898 mm de altura (com barras longitudinais) e 3.180 mm de distância entre eixos. Em relação a atributos 4×4, a distância do solo é de 235 mm, o ângulo de entrada é 29° e o de saída é 27°. A montadora diz que a caçamba do seu modelo, com volume de 1.314 litros, é a maior da categoria. Mas isso não é verdade, porque a da S10, por exemplo, tem 1.570 litros. A capacidade de carga é de 1.020 kg. No interior, o modelo oferece 27 litros de porta-objetos. Também há ganchos retráteis nas costas dos bancos dianteiros, que podem ser usados para pendurar bolsas de até 4 kg.
O motor que equipa todas as versões da Titano é um 2.2 turbodiesel já conhecido da montadora, porque equipa a van Ducato. Ele tem 180 cv de potência a 3.750 rpm e 37,7 kgfm de torque a 2.000 rpm e pode trabalhar com câmbio manual ou automático, ambos com seis marchas. E falando nas versões, as três disponíveis (Endurance, Volcano e Ranch) possuem cabine dupla. A Endurance, mais simples, conta com câmbio manual, assistente de partida em rampa (Hill start assist), assistente de descida (Hill Descent Control), controle de tração (TC) e porta-luvas refrigerado. As rodas são de aço 17 polegadas.
A Volcano acrescenta câmeras para visão de 180°, tela digital colorida com 4,2 polegadas, central multimídia com conectividade com Apple Carplay e Android Auto, ar-condicionado digital e dual zone, sensor traseiro, faróis de neblina, câmbio automático, bancos de couro, rodas de liga leve de 17” e volante multifuncional com acabamento black piano e em couro. A topo de linha Ranch, por sua vez, vem acrescida de sistema de visão 360° com quatro câmeras, rodas de liga-leve de 18”, monitoramento de pneus, sensor dianteiro, aviso de saída de faixa, sensor de chuva e faróis, lanternas e DRL (luz diurna) em LED.
Para performance off road, a picape conta com três modos: 2H (2 High Speed), em que a tração fica apenas nas rodas traseiras; 4H (4 High Speed), para terrenos irregulares mas não muito difíceis; e 4H (4 Low Speed), a reduzida para condições extremas.
Preços
Endurance – R$ 219.990,00
Volcano – R$ 239.990,00
Ranch – R$ 259.990,00