SUV, hatch e sedan: como escolher?
Conheça as principais características de cada modelo para poder decidir qual deles é o mais adequado para o que você precisa e pode pagar
Uma das perguntas mais difíceis de responder, para quem entende um pouco mais de carro (seja jornalista automotivo ou outros profissionais que lidam com veículos) é a feita por alguém que pensa em comprar um modelo: “qual você me indica como o melhor?” E o principal motivo para essa dificuldade é o fato do mercado ter opções com vários preços, destinações, tamanhos, motores e índices de consumo, dentre outras características.
Por isso, Auto Revista Ceará reúne aqui algumas informações sobre as principais categorias de carros de passeio que os consumidores estão procurando, atualmente: SUVs, hatches e sedans. Cada tipo de carroceria oferece vantagens e desvantagens únicas, que se adequam a diferentes perfis de motoristas e necessidades. Saber identificar o que mais se encaixa ao seu estilo de vida é essencial para fazer a escolha certa.
Começando pelo SUV, o termo vem do inglês “Sport Utility Vehicle”, algo como “veículo utilitário esportivo”. Considerando que a produção em massa de automóveis começou na década de 1910, no século passado, esse tipo de modelo não é muito antigo no mercado, com as primeiras opções surgindo na década de 1970.
Hoje em dia, com o malabarismo semântico das montadoras (a Renault, por exemplo, chama o minúsculo Kwid de “SUV compacto”), fica difícil identificar qual modelo pode ser realmente chamado de SUV. Mas suas características básicas podem ser enumeradas como as seguintes: espaço interno generoso, posição elevada do motorista e versatilidade para enfrentar diferentes tipos de terrenos.
Para essa última qualidade, pressupõe-se que o SUV precisa ter uma suspensão devidamente calibrada para proporcionar, de forma satisfatória, boa altura em relação ao solo, para não ralar o piso em buracos, maciez (para garantir o conforto dos ocupantes) e algum recurso que lhe dê força suficiente para, por exemplo, enfrentar uma subida de areia fofa sem ficar no caminho.
Alguns SUVs têm ainda tecnologias que lhes dão ainda mais segurança para andar em trechos off road. Eles podem ser, por exemplo, tração nas quatro rodas ou bloqueio de diferencial. Esse último recurso garante que as duas rodas que têm tração recebam energia, independentemente do nível de contato que tenham com o solo. Ele serve para evitar que, se uma roda ficar solta, longe do chão, a outra possa agir sozinha e com força suficiente para fazer o veículo andar.
Dentre as principais desvantagens, os SUVs geralmente são modelos mais difíceis de manobrar na cidade (especialmente nas vagas de estacionamento, onde inclusive pagam mais caro que os carros pequenos), apresentam maior consumo de combustível (principalmente os com motor a gasolina) e têm preço bem mais alto que os compactos. Além disso, a manutenção dos componentes é mais cara.
Já os modelos do tipo hatch são aqueles que as pessoas chamam popularmente de “carro sem bunda”, para diferenciá-los dos sedans. Pelo tamanho menor, são bem mais práticos e fáceis de rodar em grandes centros urbanos. Uma das principais características do hatch é a porta traseira generosa. Combinada com o rebatimento do encosto do banco traseiro, ela oferece muito espaço interno e versatilidade para transportar diferentes tipos de carga.
Em resumo, para quem procura um modelo econômico, em termos de consumo de combustível, com preço mais acessível e que apesar do tamanho mais compacto oferece um bom espaço interno, o hatch é uma opção a considerar. Outra vantagem dele é a maior facilidade de revenda, sem muita perda em relação ao preço pago na hora da compra. Como principais desvantagens, podem ser citadas a menor capacidade de carga, em comparação com o SUV, e a pouca altura do solo, o que é um problema para a nossa realidade de ruas e estradas quase sempre esburacadas.
Por fim, o sedan é o modelo para quem prioriza conforto e estabilidade, principalmente na estrada. Sua principal vantagem é um porta-malas generoso (ideal para viagens, já que permite boa acomodação para malas e mochilas). Assim como os hatches, os sedans têm tamanho mais compacto que os SUVs e, por isso, também têm consumo de combustível mais satisfatório. E apesar de terem o porta-malas acentuado na traseira da carroceria, também são modelos mais fáceis de transitar na cidade.
Um problema relativamente recente dos sedans, no entanto, está ligado ao comportamento dos consumidores. A demanda por esse tipo de veículo está em queda em quase todo o mundo. Afinal, se duas das suas principais vantagens são o conforto e o bagageiro generoso para viajar, os SUVs atuais oferecem isso e ainda vêm com a posição alta do condutor. Essa concorrência está fazendo as montadoras pararem de investir em novas opções. E para elas, o cenário está longe de ser ruim, já que os SUVs são mais caros e dão mais lucro.
Na hora de decidir qual carro comprar, portanto, é bom levar em conta todos esses fatores. Carros no Brasil não são baratos, e o ideal é fazer a escolha certa para não investir dezenas de milhares de reais em algo que não vai ser útil ou não atende as demandas do condutor e da sua família.