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Lexus também investe em opção híbrida plug-in

Lexus também investe em opção híbrida plug-in

Seguindo a tendência no mercado de veículos de luxo, a nova versão do SUV tem sistema de propulsão com motor tradicional e dois elétricos e roda até 55 km só no modo elétrico

Com um problema histórico de atraso tecnológico e economia fechada, o Brasil demora para receber inovações no mercado automotivo. O câmbio automático, que já era popular nos Estados Unidos nos anos 1950, só agora começa a ficar mais comum entre nós. Assim também foi com itens como ar condicionado e direção hidráulica.
Agora, vivemos um novo momento de chegada tardia, dessa vez em relação aos novos sistemas de propulsão. Carros híbridos e elétricos, por exemplo, não são tão acessíveis à maioria dos consumidores. E os híbridos plug-in, uma tecnologia avançada e complexa, ainda são direcionados a públicos mais endinheirados, por causa do alto custo. A nova versão do SUV Lexus (marca de carros de luxo da Toyota) NX 450h+, que tem preço sugerido de R$ 458 mil, é um dos exemplos que reforçam essa tese.
Com 308 cv de potência combinada, ele é equipado com um motor a combustão de 2,5 litros de quatro cilindros com 187 cv de potência e 23,6 kgfm de torque e dois motores elétricos – um no eixo dianteiro, com 182 cv e 27 kgfm, e outro no traseiro, com 54 cv e 12,1 kgfm. Esse conjunto permite aceleração de 0 a 100 km/h cumprida em 6,3 segundos.
A bateria, de 18,1 kWh, oferece até 55 km de autonomia no modo totalmente elétrico. A Lexus destaca que “reafirmando a atenção com os clientes, oferece de série, sem nenhum custo adicional, um carregador portátil e um wallbox da WEG capaz de recarregar o veículo completamente em 2 horas e 45 minutos”. A propulsão híbrida permite que o modelo, segundo a fábrica, alcance médias de 14,5 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada no modo híbrido (considerando os parâmetros do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro).
Em relação a recursos de conforto, a central multimídia com tela de 14” pode ser controlada pela voz, oferece conectividade para os sistemas Android Auto e Apple CarPlay e usa um sistema de som com 17 alto-falantes. Os bancos dianteiros têm aquecimento e ventilação, além de ajustes elétricos em 12 posições para motorista e 8 posições para passageiro.
No quesito segurança passiva, o novo NX 450h+ tem sete airbags: um de joelho para o motorista, dois frontais, dois laterais para motorista e passageiro dianteiro, além de dois de cortina. Já as tecnologias de segurança ativa incluem os seguintes recursos:
• Sistema de Saída de Faixa (LTA): avisa o motorista com um sinal sonoro ou vibração no volante para corrigir o curso se ele ultrapassar as marcações da pista;
• Sistema de Mudança de Faixa (LDA): auxilia no processo de mudança de faixa, monitorando a aproximação de carros;
• Sistema de Colisão Frontal (PCS): emite alertas sonoros e, se necessário, ativa automaticamente o sistema de frenagem (acima de 20 km/h);
• Farol Alto Adaptativo (AHS): acende e apaga parcialmente os LEDs do farol para evitar o ofuscamento do motorista à frente e o que está na mão contrária;
• Controle de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (DRCC): utiliza laser, radar e câmeras para manter uma distância constante e segura em relação ao carro da frente;
• Alerta de Ponto Cego (BSM): identifica automóveis fora do campo de visão do motorista e emite alertas por meio de aviso no retrovisor externo;
• Suporte à frenagem de estacionamento: emite um aviso sonoro para informar o motorista sobre a presença de tráfego na traseira do veículo e, caso necessário, age com frenagem automática enquanto a velocidade for de até 20 km/h;
• Radar de verificação de perímetro (Safety Exit Assist – SEA): detecta veículos que se aproximam por trás, incluindo bicicletas, para evitar colisões com a porta aberta. Se o sistema identificar um potencial acidente, um sinal sonoro é emitido, junto com um alerta visual no retrovisor externo. Caso a pessoa insista em abrir a porta, o sistema faz o travamento automático.