Mais um híbrido chegando?
Apontado como referência para um futuro novo SUV da Renault no Brasil,
o modelo está disponível na Europa apenas com propulsão híbrida,
o que também pode acontecer por aqui.
Se você conferir o portfólio da Renault na Europa através dela e da Dacia, que também faz parte do grupo, vai ver que há opções de compactos a combustão como o Clio e o Sandero e compactos elétricos como o Spring e o Renault 4. No Brasil, no entanto, a montadora resolveu aderir à tendência de priorizar veículos com “maior valor agregado” (leia-se mais caros). Para nós, portanto, só sobraram o ultra compacto Kwid e SUVs de R$ 100 mil para cima. Clio já não temos há anos e Sandero e Logan saíram há pouco do mercado.
É nesse contexto que se insere o Symbioz, que foi lançado na Europa e é apontado como principal referência de mais um possível SUV da montadora que deve chegar por aqui. Para nós, ele é especialmente interessante porque lá é vendido apenas com motorização híbrida, a que tem se revelado a mais viável para a nossa realidade.
Remetendo ao legado de “carros para viver em família” e dando como exemplo a perua Renault 16, lançada há quase 60 anos, a Renault destaca que o Symbioz, assim como o 16, foi projetado para ser “um carro ao mesmo tempo moderno, funcional e com muito espaço interno”. Mas é bem difícil comparar uma perua, feita nos tempos em que os modelos tinham um tamanho mais racional, com um SUV consideravelmente mais alto, mais largo e mais comprido.
Se pode ser apontada uma semelhança entre os dois veículos, ela está no banco traseiro modular (composto por assentos individuais que podem ser movidos, dobrados ou removidos, proporcionando diferentes configurações de espaço). Ele estava presente no Renault 16 e também equipa o Symbioz.
Falando da motorização, o Symbioz vendido na Europa usa o E-Tech Full Hybrid, que equipa outros de seus modelos como o Clio e o Captur (na versão de lá, vale lembrar). No modelo, ele é um 1.6 litro com potência total de 145 cavalos, torque de 250 Nm e faz (de acordo com a Renault) pouco mais de 21 km com um litro de combustível. Vamos combinar que é uma boa marca de consumo para um SUV, o que seria bem vindo por aqui.
Um dos principais apelos do carro, de acordo com a fábrica, é em relação a economia de combustível e a uma suposta menor emissão de poluentes da motorização híbrida E-Tech, que a Renault usa desde 2020 e segundo ela, “tem se beneficiado de constantes aprimoramentos”. Isso porque lá no Velho Continente esses são valores cada vez mais caros para a sociedade. Torçamos para que o Brasil também seja beneficiado com essa tecnologia.
Posicionado entre o Captur e o Austral (ambos também SUVs), no portfólio europeu da montadora, o Symbioz tem 4,41m de comprimento e porta-malas de até 624 litros, dependendo da configuração dos bancos. É equipado com o sistema multimídia OpenR Link, que também está em outros modelos da Renault. Disponível em uma tela de 12 polegadas touchscreen, rodando uma versão do Android e com todos os serviços Google integrados, o sistema promete um uso tão fácil e intuitivo quanto o que temos no smartphone.
No site francês da Renault, o Symbioz tem quatro versões disponíveis: Evolution, Techno, Esprit Alpine e Iconic. Os preços iniciais são, respectivamente, 33.400, 35.400, 36.900 e 38.400 euros. Convertendo para o real, a faixa de preço fica entre R$ 205 mil e R$ 236 mil. Isso sem considerar a nossa indecente carga tributária. A ver quanto uma possível versão nacional, baseada no “irmão” europeu, vai custar.