Pular para o conteúdo

Carro dos sonhos: O exclusivo do exclusivo!

Carro dos sonhos: O exclusivo do exclusivo!

Imagine produzir uma versão ainda mais restrita de um modelo de luxo que teve apenas 300 unidades produzidas. Foi isso que a Jaguar fez com o seu sedan XE SV Project 8

A divisão de Operações de Veículos Especiais da Jaguar desenvolveu uma versão mais ainda mais restrita do XE SV Project 8 que torna mais discretas as impressionantes características de carro de corrida do modelo. Trata-se da versão Touring, que tem como principal diferença um novo spoiler traseiro, que substitui a asa aerodinâmica traseira de carbono ajustável do Project 8, e é complementado por um divisor dianteiro fixo para manter o equilíbrio aerodinâmico.
Segundo Jamal Hameedi, diretor de Engenharia, da divisão de Operações de Veículos Especiais da Jaguar, “a versão Touring amplia o apelo do Projeto 8 para os entusiastas e colecionadores de carros de alto desempenho que preferem uma aparência mais discreta, mas que na estrada não têm comprometidas as suas características de modelos voltados para motoristas comuns”. A fábrica ressalta que a modificação não altera as impressionantes características do Project 8 com sem motor 5.0 Supercharged V8. Algumas delas são a aceleração de 0 a 100 km por hora em 3,7 segundos e a velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 300 km por hora.
Com apenas 15 unidades disponíveis em todo o planeta, a versão Touring foi resultado de um enorme esforço de Engenharia para que a substituição da asa traseira pelo spoiler fixo não prejudicasse o desempenho do carro. Em modelos de alta performance, qualquer alteração aerodinâmica pode significar grandes diferenças de performance. De acordo com a Jaguar, embora o potencial máximo de força descendente (pressão de cima para baixo exercida sobre o carro pelos dispositivos aerodinâmicos para mantê-lo no chão) tenha sido reduzido com a mudança, “a estabilidade em altas velocidades permanece completamente assegurada”.

Projeto impressionante
O Project 8 é o modelo mais potente, luxuoso e tecnológico da Jaguar. Para se ter ideia, a produção total foi limitada a apenas 300 carros em todo o mundo, com cada um deles montado à mão em uma unidade da empresa na Inglaterra. Já a versão Touring é uma seleção ainda mais restrita: só 15 unidades estarão disponíveis. O preço do sedan gira em torno de 150 mil libras – em reais, a bagatela de 700 mil reais. Só com o imposto de importação, no Brasil o modelo já passaria a quase R$ 950 mil.
O carro tem transmissão de oito marchas com troca (por borboletas) de velocidade em apenas 0,2 segundo, usa suspensão desenvolvida a partir de modelos de corrida e tem sistema de tração integral All Wheel (que alterna automaticamente entre a tração 4×2 e 4×4, dependendo das condições da pista). A sua suspensão ajustável tem duas alturas: uma para a estrada e outra 15 mm mais baixa para as pistas.
O motor é um V8 supercharged com bloco de alumínio. Já em relação à carroceria, o capô, o para-choque, os para-lamas e as laterais, são de fibra de carbono. No interior, os assentos podem ser de fibra de carbono em formato de concha (similares aos de modelos de corrida) para uma versão do carro específica para pistas, ou em couro em uma versão mais “urbana” do Project 8. Mesmo neste último caso, a estrutura dos bancos dianteiros é de magnésio, metal mais leve que os usados em bancos de veículos comuns.