GWM Tank 300: O chinês com “cara de mau”
Segundo sua fabricante, o SUV híbrido plug-in representa a combinação dos“universos de luxo e off-road” e promete muita robustez, tecnologia e conforto
Um utilitário híbrido com recarga rápida e preço abaixo de R$ 600 mil. É assim que a chinesa Great Wall Motors (GWM) destaca o jipe Tank 300. Segundo a fábrica, por essa e outras características ele faz parte de uma categoria que ela chama de “luxury adventure, que une o melhor do off-road com sofisticação, tecnologia e potência”.
Para destacar o modelo, ele foi lançado com o preço de R$ 333 mil, valor que, inicialmente, seria apenas para o mês de abril. Mas no começo de maio a GWM informou que “devido ao sucesso” do modelo, o valor seria mantido, embora ainda não tenha deixado claro a faixa de preço oficial e definitiva do modelo.
O Tank 300 é equipado com uma motorização híbrida plug-in com uma bateria de 37,1 kWh que proporciona uma autonomia de 75 km no modo 100% elétrico (de acordo com o padrão Inmetro). Quando conectado a um carregador DC (carga rápida), o SUV da GWM chega a até 80% da capacidade em 24 minutos. Com a combinação do motor 2.0 turbo de injeção direta a gasolina e o motor elétrico, o veículo entrega 394 cv de potência e 750 Nm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos. O propulsor a combustão trabalha com um câmbio automático de 9 velocidades.
São três modos de potência. O modo EV prioriza o motor elétrico e é indicado para uso urbano. O modo HEV, o único que permite a tração 4×4, combina o uso do motor a combustão e o motor elétrico para otimizar consumo de combustível, energia e desempenho. Já o modo Inteligente prioriza o uso do motor a combustão para recarregar a bateria enquanto o veículo está em movimento. É recomendado para condução em rodovias e longas distâncias.
O carro conta com o sistema V2L (Vehicle to Load), que permite a ele fornecer energia para outros dispositivos. “Considerando que sua bateria de alta voltagem tem 37,1 kWh, o V2L pode fornecer essa potência máxima por até 8 horas e meia, aproximadamente”, promete a GWM.
O sistema de tração 4×4 conta com opções de 2H, 4H e 4L (reduzida), além de bloqueio eletrônico de diferencial dianteiro, diferencial traseiro e central. Com essa combinação de bloqueios de engates ultrarrápidos (o bloqueio é ativado em apenas 200 milissegundos a um toque de botão), é possível, segundo a fábrica, “desatolar um Tank 300 mesmo que três rodas percam completamente a aderência”.
Todo esse aparato off-road é comandado pelo Sistema Todo-Terreno (ATS), recurso eletrônico que oferece 9 modos de condução: Padrão 2H, Padrão 4H, Padrão 4L, Neve, Montanha, Rocha, Lama e Areia, Estrada Acidentada e Expert – esse último permite que o motorista ajuste cada parâmetro de acordo com sua preferência.
Dentre alguns dos recursos de segurança ativa e passiva estão parking assist, frenagem de emergência autônoma, alerta de emergência de tráfego traseiro cruzado, auto reverse assistance, assistente de cruzeiro inteligente, reconhecimento de sinais de trânsito, controle de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go, assistente de permanência em faixa e alerta de mudança de faixa.
Falando de tecnologia para entretenimento, o painel de instrumentos vem com computador de bordo integrado e duas telas Full HD de 12,3 polegadas, conectividade com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, wi-fi e conexão 4G, sistema de navegação GPS nativo, comandos de voz 100% em português (Brasil) e atualização dos softwares pela nuvem (OTA – Over The Air).