Pular para o conteúdo

Audi RS 6 Avant Legacy: Um luxo para poucos

Audi RS 6 Avant Legacy: Um luxo para poucos

Com série limitada a apenas 15 unidades, o supercarro faz parte da celebração da Audi por seus 30 anos de atuação no mercado brasileiro

A Audi do Brasil anunciou o lançamento do novo Audi RS 6 Avant Legacy, versão exclusiva criada especialmente para o nosso mercado, de acordo com a fábrica. O modelo ganhou novo visual, mais equipamentos e ajustes que reduziram o seu peso total. Sua chegada integra a série de lançamentos que a Audi vai realizar ao longo deste ano em comemoração ao seu aniversário de 30 anos no Brasil. Com o logotipo “Audi 30 years” gravado no vidro traseiro, que identifica a série especial limitada a apenas 15 unidades, o RS 6 Avant Legacy tem preço sugerido de R$ 1.364.990,00.
Começando pelo desempenho, o propulsor é o TFSI V8 biturbo de 4 litros que, segundo a Audi, teve como melhorias turbocompressores maiores, aumento da pressão máxima – que subiu para 2,6 bar, contra 2,4 bar do anterior – e um ajuste fino de software de controle do motor e transmissão para respostas ainda mais rápidas do conjunto mecânico.
A potência subiu de 600 para 630 cv entre 6.000 a 6.250 rpm e o torque de 800 para 850 Nm, de 2.050 a 4.500 rpm. A transmissão é uma automática de oito velocidades combinada como o sistema de tração integral permanente quattro (distribui a potência do motor nas quatro rodas). Essa distribuição funciona na proporção de 40:60 em relação aos eixos dianteiro e traseiro. Se necessário, automaticamente mais torque é direcionado ao eixo com melhor tração. Até 70% pode fluir para as rodas dianteiras e até 85% para as rodas traseiras.
Esse conjunto de componentes e recursos de tecnologia permite ao superesportivo acelerar de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos – 0,2s mais rápido do que o modelo anterior. O sistema de propulsão tem ainda um motor elétrico e uma bateria que o permite se deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado. Isso acontece graças a um alternador que faz o gerenciamento, acompanhando o sistema de propulsão e ligando o motor apenas quando detectar que é necessário. Um dos principais resultados disso é mais economia de combustível.
Outro diferencial do modelo é a tecnologia do eixo traseiro dinâmico, que possibilita girar as rodas em até cinco graus. Em baixa velocidade, elas viram na direção oposta às rodas dianteiras, reduzindo o diâmetro de giro. Em alta velocidade, elas viram na mesma direção do eixo dianteiro, reforçando a estabilidade durante as mudanças de faixa.
No interior, o carro oferece tela superior com 10,1 polegadas e display inferior de 8,6 polegadas. O motorista também conta com o Audi Virtual Cockpit, que exibe no parabrisa dados como temperatura e pressão dos pneus, torque, potência e temperatura do óleo do motor, tempos de voltas, medições de aceleração e forças “G”.
Como não poderia deixar de ser em um modelo da Audi, fábrica meticulosa e atenta a detalhes, não é porque é um superesportivo que o RS 6 Avant Legacy vai ser um carro com pouco espaço para, por exemplo, levar uma família para viajar. O porta-malas dele tem 565 litros de capacidade.