Ford Maverick Hybrid: Mais tecnologia e conforto
Picape híbrida da Ford chega em nova versão prometendo o mesmo desempenho, mesmo tendo acréscimo de peso por causa da inclusão de vários recursos e equipamentos
Tração AWD, novo conjunto elétrico, rodas de 19”, capota marítima, teto solar elétrico, painel de instrumentos de 8”, central multimídia de 13,2”, som da renomada marca sueca Bang & Olufsen, câmeras 360° e assistente de reboque. Essas são algumas das novidades destacadas pela Ford para a versão 2025 da picape Maverick Hybrid. Oferecido pelo mesmo preço da versão Tremor – R$ 239.900 –, o veículo traz também painel de instrumentos de 8”, central multimídia com tela de 13,2”, GPS embarcado e conexão com Apple CarPlay e Android Auto sem fio.
O motor elétrico da picape tem 140 kW de potência. Ele atua junto com o motor 2.5 a gasolina com potência de 162 cv (a 5.600 rpm) e torque de 210 Nm (a 4.000 rpm) para entregar uma potência combinada de 194 cv. Segundo a Ford, a tração AWD é uma das principais novidades da nova versão. Esse tipo de controle de transmissão distribui a força entre os eixos dianteiro e traseiro dinamicamente, de acordo com a demanda em cada roda.
A fábrica diz que mesmo com peso 129 kg maior (1.829 kg), “a nova Maverick Hybrid entrega um desempenho melhor, graças aos aprimoramentos do trem de força”. Ela acelera de 0 a 100 km/h em 8,0 segundos – 0,7 segundo mais rápido que o modelo anterior. A promessa em relação ao consumo é de 15,4 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada.
Em condições normais de rodagem, como asfalto seco e velocidade de cruzeiro, a picape opera predominantemente com a tração dianteira para economizar combustível. Em situações de baixa aderência ou aceleração forte – monitoradas por sensores nas rodas, posição do acelerador, ângulo do volante e outros parâmetros –, o torque é enviado para as rodas traseiras de forma instantânea e variável.
Como utilitário off road, a Maverick Hybrid tem os mesmos ângulos de entrada (20,6°), saída (20,4°), transposição de rampa (16,0°), altura livre do solo (204 mm) e capacidade de imersão (450 mm) da versão Lariat Black. A caçamba oferece capacidade de 943 litros (ou 584 kg) e tem capota marítima de série. Há um sistema com oito pontos de fixação, encaixes para divisórias, nichos com tampa, iluminação e pré-fiação elétrica de 12 V para atender diferentes necessidades.
Em relação a segurança, entre as novidades ela agora vem com piloto automático adaptativo com Stop & Go, assistente de manutenção e centralização em faixa, controle automático em descidas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado. Também é equipada com assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, incluindo em marcha a ré, frenagem pós-colisão, assistente de partida em rampa, farol alto automático, alerta de colisão frontal e sete airbags.
O modem embarcado de conectividade da Maverick permite vários comandos remotos que funcionam através do novo aplicativo Ford, como travamento e destravamento, partida remota com ativação do ar-condicionado, localização e informações do hodômetro, nível de combustível, vida útil do óleo do motor, autonomia e pressão dos pneus. Ela tem ainda uma arquitetura elétrica em rede que permite atualizações de mais de 20 módulos de segurança e performance.
