Pular para o conteúdo

Haval H9: Chinês também é tradição

Haval H9: Chinês também é tradição

Diferentemente da maioria dos modelos vindos do país asiático, que são elétricos ou híbridos, o H9 quer atrair os consumidores com um motor “raiz” a diesel

As montadoras chinesas, que estão ficando conhecidas no Brasil pela profusão de carros elétricos e híbridos que trouxeram para o nosso mercado, podem passar a impressão de que estão tentando provocar uma revolução tecnológica e mudar a percepção dos consumidores. Isso pode até ser verdade, em parte, mas não há dúvida de que os asiáticos querem, mesmo, é fazer bons negócios.
Tanto que o mais recente lançamento da Haval, marca pertencente à Great Wall Motors (GWM), é o SUV a diesel H9. O portfólio atual da montadora tem 12 opções, sendo 10 delas elétricas ou híbridas. Mas o H9 vem para atender um público que ainda é mais tradicional e gosta de veículos grandes de luxo que têm tração nas quatro rodas e são movidos a um combustível que rende bem e garante bom torque.
A GWM diz que o carro foi “desenvolvido ao longo de 6 milhões de quilômetros de testes em 76 tipos de terrenos ao redor do mundo e foi colocado à prova em cenários extremos de frio, calor, altitudes elevadas e alta corrosão”. Tudo isso para garantir confiabilidade e durabilidade ao longo de muito tempo enfrentando trilhas.
Dentre os diferenciais destacados pela montadora estão espaço para até 7 pessoas, garantia de 10 anos e muitos itens de tecnologia e conforto. Nesses dois últimos quesitos podemos começar citando sistemas de assistência ao condutor (ADAS 2+) que incluem controle de cruzeiro adaptativo com Stop & Go, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência e monitoramento de tráfego cruzado traseiro.
Em relação ao conforto, os bancos dianteiros oferecem massagem (8 modos com 3 níveis de intensidade), aquecimento, ventilação, ajustes elétricos e memória de posição. O volante também traz o recurso de aquecimento. A segunda fileira dispõe de ventilação e tomadas (uma 12V, uma USB Tipo A e uma USB tipo C).
O H9 ainda conta com carregador sem fio, painel digital com tela de 10,25 polegadas, central multimídia com tela de 14,6” Full HD, integração sem fio para Apple CarPlay e Android Auto e 10 alto-falantes e teto solar panorâmico com acionamento elétrico. Por fim, para diminuir o nível de ruído interno o para-brisa e as janelas dianteiras têm camada dupla de vidro.
O motor é um 2.4 turbo diesel de 184 cv e 480 Nm de torque, associado a uma transmissão automática de 9 marchas desenvolvida pela própria O modelo traz tração integral 4×4, bloqueio de diferenciais (dianteiro e traseiro), caixa de redução e sete modos de condução do Sistema Todo-Terreno (ATCS). Em relação a capacidade off-road, o ângulo de ataque é de 31°, o de saída de 25° e a altura livre do solo é de 224 mm.
Com 4,95 m de comprimento, 1,93 m de altura, 1,97 m de largura e entre-eixos de 2,85 m, o H9 tem porta-malas pequeno, quando ocupado com 7 pessoas: apenas 88 litros. Com a terceira fileira rebatida (ou seja, com 5 pessoas ocupando o veículo), a capacidade sobe para 791 litros.
Como é comum entre as montadoras chinesas que atuam no Brasil, que não disponibilizam muitas versões em vários de seus modelos, o H9 está disponível apenas na opção Exclusive TD480, com preço de R$ 319 mil.